quinta-feira, 6 de outubro de 2011

NOSSA HISTÓRIA




Primeira Escola do nível médio da cidade de Boqueirão, Estado da Paraíba, Fundada em 1990, a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Conselheiro José Braz do Rêgo recebe este nome em homenagem ao saudoso Dr. José Braz do Rêgo, filho do ilustre Ernesto Heráclito do Rego, que foi prefeito desta cidade há cerda de 40 anos.
   
Em 07 de março de 1990, pelo Decreto Lei de criação N°. 13.545 pelo Conselho Estadual de Educação, na gestão do Governador Ronaldo da Cunha Lima, sob a direção do professor Francisco Almeida de Sousa (diretor geral), de Francisca Teresa de Lima e de Enock Ricardo de Araújo (diretores adjuntos) foi fundada nossa escola, com capacidade de atender 150 alunos.
  
O principal responsável pela fundação da EEEFMCJBR foi o Sr. Carlos Marques Dunga. Enquanto o prédio definitivo da escola ainda estava em construção, as aulas eram realizadas em um prédio alugado, situado a Rua Severiano Macedo s/n°, no centro desta cidade.
   
Somente a partir de 1991, a escola passou a funcionar em prédio próprio, situado na Rua Nossa Senhora do Desterro, S/N°, também no Centro.
   
O terreno foi uma "sobra" da Primeira Escola Estadual de Ensino Fundamental Marechal José Pessoa (1ª fase), fundado em 27 de julho de 1977. A diretora em exercício na época, a Sra Maria Emilia da Silva Santos, doou o terreno para atender aos pedidos da comunidade  e do Sr. Carlos Marques Dunga.
  
Destaque-se ainda que, em 1977, o terreno foi doado pelo DNOCS, Na gestão do Sr. Prefeito Ernesto Heráclito do Rêgo. 
 
Na Escola Conselheiro José Braz do Rêgo, em 1991, foram construídos mais dois banheiros e quatro salas, aumentando assim a capacidade de a escola acolher a 370 alunos.
  
Em 1993 essa mesma escola passou por uma reforma, com aumento de mais quatro salas, uma secretaria e um banheiro. 
  
A partir do ano letivo de 1995, houve uma mudança de direção na escola, passando a ser um novo diretor geral o professor Francisco Ferreira Filho, e as professoras Lucia de Fátima Ramos e Francisca Teresa de Lima como diretoras-adjuntas. Durante esta gestão, foi implantada uma sala para o funcionamento de uma biblioteca, um sonho realizado graças ao Projeto Alvorada. A escola passou a ter mais 974m2 de área construída. (esse total corresponde com a implantação da biblioteca).
  
Em 2001, a direção da escola foi exonerada do cargo e entraram para nova direção as professoras Maria do Socorro Nunes Cruz (diretora geral), Marieta Nunes de Melo e Luzia de Jesus oliveira (diretoras-adjuntas).
   
No inicio do ano de 2003, a escola passou por outra mudança de gestores, atuando como diretora geral a Professora Francisca Tereza de Lima; e Lucia de Fátima Ramos e Ana Maria de Brito Cavalcante como diretoras-adjuntas. Nesse período a escola atendia a uma demanda de mais de 1.200 (mil e duzentos) alunos entre as modalidades: Ensino Fundamental (segundo segmento) e Ensino Médio. Durante essa administração, e para atender a demanda do alunado, foi adaptada uma sala para funcionamento do laboratório de informática.
    
No ano de 2009, a escola tornou a passar por mudanças administrativas, atuando como diretoras: a professora Margareth Leal Ricardo Araújo (diretora titular), e as professoras Durceneide Guimarães da Mata e Rita de Cássia Amorim (diretoras-adjuntas). Neste período, a biblioteca passou a funcionar na sala onde era a secretaria, e foi implantado o laboratório de Biologia no lugar em que funcionava a biblioteca. A sala dos professores passou a funcionar na sala onde fora a direção, e foram construídas mais duas salas: uma para a secretaria e a outra para as turmas do 3° ano médio dos turnos diurno e noturno.
   
No inicio deste ano letivo de 2011, a escola passa por mais uma mudança administrativa, atuando como gestora titular a professora Maria Aparecida Oliveira Cruz, Diretores-adjuntos a professors Roberta Lopes de Oliveira e o professor José Edinaldo Nunes Henrique. Atualmente a escola atende uma demanda de 1.096 alunos e, para atender a essa demanda, foi necessário construir mais uma sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário