O professor de Língua Portuguesa de nossa escola, Kleber Brito, após fazer uma abordagem sobre a importância da comunicação e da utilização dos recursos audiovisuais para melhorar a aprendizagem, propôs aos alunos do 2º ano A que criassem algum material em vídeo (filme de curta duração, documentário, entrevista, dentre outros) com duração mínima de 15 min. e máxima de 25 min. Inicialmente, os alunos levantaram as ideias, os recursos de que dispunham e de que precisariam para produzirem os vídeos. Em seguida, elaboraram o roteiro para as gravações, trocaram ideias sobre a filmagem, a iluminação, local da gravação e edição. Todo esse processo foi direcionado pelo professor Kleber Brito, orientado por Malcy Negreiros (professor de audiovisual), porém foi todo produzido pelos aluno do 2º ano A.
Fundamentos dessa atividade:
Para Mônica Cerbella Freire Mandarino(UNIRIO), o vídeo ou a televisão, por si só, não garantem uma aprendizagem significativa. A presença do professor é imprescindível. Pois é ele/ela, com sua criatividade, bom senso, habilidade, experiência docente, que deve ser capaz de perceber ocasiões adequadas ao uso do vídeo. No entanto, criatividade, bom senso, experiência, não surgem do nada.
Segundo ela, a sociedade contemporânea é caracterizada pela multiplicidade de linguagens e por uma forte influência dos meios de comunicação. É preciso que o professor entenda as linguagens do cinema, da TV e do vídeo e que possa identificar suas potencialidades e peculiaridades. O professor precisa estar preparado para utilizar a linguagem audiovisual com sensibilidade e senso crítico de forma a desenvolver, com seus alunos, uma alfabetização audiovisual.
As técnicas básicas de filmagem, desenvolvidas pelos cineastas, deram origem à linguagem audiovisual. A TV, apesar de ter herdado do cinema suas primeiras técnicas, possui hoje linguagem, ritmo e objetivos próprios. Uma diferença básica entre as obras de cinema e de televisão é que, enquanto a primeira produz mercadoria cultural que poderá ser explorada durante vários anos, a televisão tende a produzir programas para serem consumidos no instante da sua difusão. Outra característica típica da linguagem da TV é basear-se em fragmentos de realidade, pedaços de informação e muita agilidade. Além disso, com a transmissão via satélite, criou-se a possibilidade de a TV trazer para nossa sala, em tempo real, outros povos, outras culturas, outros lugares.
O vídeo, primeiramente concebido como um meio de divulgação do cinema, é hoje a base de divulgação da linguagem audiovisual como um todo. Ele tornou acessível o registro e a documentação histórica das produções audiovisuais; a facilidade de ver, rever e analisar um produto audiovisual; a possibilidade de intervir parando, pausando, mudando o ritmo e até alterando uma seqüência de imagens.
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