quinta-feira, 7 de junho de 2012

COM A PALAVRA, OS ALUNOS

Politicamente ativos 

Dayara Mª Alves Sousa*

     Muitos pensam que participar da política significa apenas votar ou fazer parte de algum partido político. Estão enganados, ser politicamente ativo vai muito além disso. Podemos definir "participação política" como ter ações voltadas para o bem da sociedade. Sendo assim, jovens que participam da política não são aqueles que votam ou que fazem parte de algum partido, e sim os que têm consciência social e que por isso agem para o bem social e não apenas para o deles mesmos.
     Os jovens, ao contrário do que muitos pensam, também se preocupam com a política. Uma boa prova disso são os movimentos sociais encabeçados por eles (na maioria universitários). Um dos mais famosos é o dos “caras-pintadas” que contribuiu para o impeachment do presidente Fernando Collor de Melo.
     O jovem de hoje tem muitas ferramentas de comunicação ao seu dispor, uma das principais são as redes sociais. Muitos as usam para organizar protestos, debater e até para cobrar ações do governo. Um bom exemplo disso é o site tracker.com que foi criado com o objetivo de cobrar dos políticos a divulgação de informações sobre os gastos de verbas públicas.
     A participação do jovem na política já pode ser considerada grande no Brasil, porém ainda não é suficiente. É muito importante fazer parte das decisões políticas do local onde se vive, pois se estará contribuindo consideravelmente para a construção da cidadania.


* Dayara Mª Alves Sousa é aluna do 3º ano B, manhã, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário