sábado, 17 de março de 2012

POSSE DOS PROFESSORES: EUFORIA, PROTESTOS E MUITA DEMORA NO ATENDIMENTO.


Durante todo o dia de ontem, sexta-feira, 16 de março, o Espaço Cultural, em João Pessoa, contou com a presença de centenas de professores na solenidade de entrega do Ato Governamental que empossou 1016 professores da Educação Básica que foram aprovados em concurso público realizado pelo Governo da Paraíba, no início deste ano.

A cerimônia, que estava marcada para às 09:00h, começou aproximadamente às 10:40h no Teatro Paulo Pontes, com a entrega simbólica do documento pelo Governador Ricardo Coutinho e pelas demais autoridades presentes a 14 professores das disciplinas de artes, biologia, química, educação física, geografia, história, física, matemática, língua portuguesa e língua inglesa que representaram cada uma das Regiões de Ensino do Estado.

Após a entrega do Ato, falaram a Secretária de Aministração, o Secretário de Educação, O representante do Ministério Público, um representante dos professores e o Governador Ricardo Coutinho.

O secretário estadual da Educação, Afonso Scocuglia, destacou que os 1.016 novos integrantes do magistério vão renovar os quadros da Educação e contribuir com os avanços no setor. Já a secretária da Administração, Livânia Farias, informou que a contratação dos novos professores terá uma repercussão na folha de pessoal de cerca de R$ 2 milhões.
O representante do Ministério Público Estadual, promotor José Raimundo de Lima, elogiou a gestão Ricardo Coutinho por realizar um concurso público em tão pouco tempo de gestão e por nomear e empossar todos os 1.016 aprovados de uma só vez. “O governador modifica a história desse Estado”, salientou. (Site do Governo).

Em sua fala, o Governador destacou a importância dos concursos públicos, do seu compromisso com a Educação, do acesso aos serviços públicos, da melhoria das instituições e da coerência com as legislações federal e estadual; durante sua explanação, pediu um minuto de silêncio em homenagem a professora Isabela Pajussara, em Queimadas, que foi estuprada e assassinada brutalmente e ainda lamentou o fato ocorrido.

Vídeo 1


Vídeo 2


Vídeo 3


Enquanto o Governador Ricardo Coutinho discursava e falava da importância dos professores serem efetivados e da urgência da presença deles nas escolas estaduais, um grupo de manifestantes composto por estudantes e professores da UEPB entrou no teatro e começaram a gritar frases de protesto e a jogar papeis para o alto, ainda usaram de uma buzina para perturbarem a cerimônia. Todos os professores presentes vaiaram aquela atitude desrespeitosa e aplaudiram o Governador quando o mesmo criticou aquela falta de respeito com os professores aprovados no concurso. Esse lamentável episódio provocou o atraso na entrega do Ato Governamental aos professores.



Aliado a isso, a falta de logística e de recursos humanos provocaram atraso na entrega dos documentos e na posse dos professores que permaneceram até as 22:30h no Espaço Cultural.

Por volta das 18:30h, houve um princípio de tumulto quando os quase 300 professores que ainda estavam na fila souberam que uma funcionária da Secretaria de Administração foi chamar alguns policiais militares para fazerem a sua segurança, de modo que ela pudesse dizer aos professores que não mais os atenderia. Contudo, não houve violência de nenhuma das partes.

Um professor ligou para a rádio Miramar FM e falou ao vivo sobre aquele problema. Isso mobilizou rádio e televisão do sistema CORREIO que enviou repórteres ao local para fazerem a cobertura do ocorrido.

O grupamento do CHOQUE da polícia militar foi chamado ao local e de forma ordeira e gentil reorganizou a fila e a condução dos atendimentos. Os funcionários da Secretaria de Administração foram orientados a atenderem todos os que ali permaneceram.

Alguns professores agradeceram aos funcionários e disseram entender que era um grande esforço que estavam fazendo para atenderem a todos.

Agora, o próximo passo para os empossados é se apresentarem às regionais de ensino para que possam ser alocados nas escolas estaduais das cidades para as quais se inscreveram. Para isso, terão 15 dias para fazê-lo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário