domingo, 17 de junho de 2012

SOBRE ÁTOMOS.

Sabemos que muitas pessoas têm dificuldades de entender determinados conteúdos. E que nem sempre os professores conseguem, apenas com palavras, transmitir alguns conceitos. Nessas situações, muitos apelam para as imagens, desenhos, ilustrações etc. (você entendeu).
Então olhem esse vídeo muito interessante do desenhista Carlos Ruas sobre o Átomo.

 

quinta-feira, 7 de junho de 2012

COM A PALAVRA, OS ALUNOS

Politicamente ativos 

Dayara Mª Alves Sousa*

     Muitos pensam que participar da política significa apenas votar ou fazer parte de algum partido político. Estão enganados, ser politicamente ativo vai muito além disso. Podemos definir "participação política" como ter ações voltadas para o bem da sociedade. Sendo assim, jovens que participam da política não são aqueles que votam ou que fazem parte de algum partido, e sim os que têm consciência social e que por isso agem para o bem social e não apenas para o deles mesmos.
     Os jovens, ao contrário do que muitos pensam, também se preocupam com a política. Uma boa prova disso são os movimentos sociais encabeçados por eles (na maioria universitários). Um dos mais famosos é o dos “caras-pintadas” que contribuiu para o impeachment do presidente Fernando Collor de Melo.
     O jovem de hoje tem muitas ferramentas de comunicação ao seu dispor, uma das principais são as redes sociais. Muitos as usam para organizar protestos, debater e até para cobrar ações do governo. Um bom exemplo disso é o site tracker.com que foi criado com o objetivo de cobrar dos políticos a divulgação de informações sobre os gastos de verbas públicas.
     A participação do jovem na política já pode ser considerada grande no Brasil, porém ainda não é suficiente. É muito importante fazer parte das decisões políticas do local onde se vive, pois se estará contribuindo consideravelmente para a construção da cidadania.


* Dayara Mª Alves Sousa é aluna do 3º ano B, manhã, 2012.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

COM A PALAVRA, OS ALUNOS

A mudança depende de nós 
Julyanne Karina*

          As nossas atitudes diante de todas as situações mostram o que realmente queremos. Se virmos algo errado e não concordarmos, porém não tomarmos as providências cabíveis para corrigir o erro, significa que não estamos nos importando com as possíveis consequências. 
          Não raro reclamamos de ruas sujas, do pouco investimento na educação ou da má administração dos nossos gestores municipais. Queremos ruas limpas, todavia quando estamos passando nas avenidas comendo pipoca ou bebendo refrigerante, as embalagens são simplesmente jogadas lá mesmo como se fosse o lugar adequado. 
         E em anos eleitorais, não temos a preocupação de saber quais são as verdadeiras intenções dos candidatos, julgamos todos como iguais e assim acabamos escolhendo qualquer um. E em alguns casos, troca-se o direito de votar por dinheiro.  
      Os anos se passam, começamos a reclamar dos governantes, no entanto não lembramos que fomos nós que os colocamos no poder, de maneira negligente. 
        O nosso desejo de melhorar as nossas cidades não é o suficiente, pois as nossas atitudes fazem toda a diferença.



*Julyanne Karina é aluna do 3º ano A, 2012.

terça-feira, 5 de junho de 2012

PRODUÇÃO DE ILUSTRAÇÕES COM BASE NOS VERSOS DO POEMA "NAVIO NEGREIRO" DE CASTRO ALVES

Estes desenhos foram produzidos pelos alunos do 2º ano A após audição e leitura do poema "Navio Negreiro" durante aula sobre Castro Alves. Alguns desenhos, como foram feitos em grafite, não apresentam boa visualização na imagem digitalizada.
























quinta-feira, 31 de maio de 2012

Oficina: Artigo de Opinião

Slide sobre o gênero textual ARTIGO DE OPINIÃO, utilizado nas oficinas preparatórias para a Olimpíada da Língua Portuguesa.  Artigo de Opinião
View more presentations from Kleber Brito.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Amostra de Foguetes

A Escola Estadual Conselheiro José Braz do Rêgo participou no dia 11 de Maio da Amostra Nacional de Foguetes, o evento é uma atividade anual realizada em parceria com a Olimpiada Brasileira de Astronomia (OBA) e tem como objetivo incentivar novas carreiras cientificas.
O lançamento dos foguetes contou com a participação de alunos do segundo e terceiro anos manhã e foi coordenado pelo professor Ricardo Costa. Segundo os dados recolhidos até o momento o aluno Rafael do terceiro ano manhã que alcançou 75 m aproximadamente em seu lançamento, está contado como um dos maiores lançamentos da Paraíba e possivelmente  o maior lançamento registrado no estado.











quinta-feira, 24 de maio de 2012

ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC




Professores da EEEFMCJBR, além de outras pessoas da 
comunidade boqueirãoense, estão participando do curso ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC(Tecnologias de Informação e Comunicação), oferecido pela Secretaria de Educação do Estado da Paraíba. 

O curso é realizado no ambiente colaborativo de aprendizagem do e-ProInfo e conta ainda com encontros presenciais. 


Os professores de nossa escola geralmente acessam o curso no laboratório de informática, mas aqueles que dispõem de internet podem fazer o curso em casa, utilizando os notebooks que o Governo do Estado distribuiu para os professores no início deste ano.


A orientadora do curso é a professora Maria do Socorro Oliveira da Silva.









quarta-feira, 9 de maio de 2012

MEMÓRIA, LITERATURA E ESPAÇO GEOGRÁFICO


Durante o mês de abril, professores da EEEFMCJBR desenvolveram diversas atividades relacionadas ao aniversário de 53 anos de emancipação política de Boqueirão. Com relação à disciplina de língua portuguesa no ensino médio, fizemos, no turno da manhã, uma série de atividades: com os alunos do 1º ano, abordamos as origens toponímicas de Boqueirão e Carnoió, bem como a origem dos nomes de família dos alunos; com o 3º ano médio, a proposta foi a produção de artigos sobre o tema "A cidade que a gente quer é a gente que faz"; e com o 2º ano, tivemos a leitura de um conto de Maxwell Fernandes Dantas, "A pedra do diabo", seguida de uma palestra com o autor sobre Memória e Literatura. Alguns alunos fizeram um passeio nas imediações da famosa Pedra do Diabo e da Pedra da Santa, conhecendo in loco o ambiente retratado no conto. Tiveram ainda uma palestra sobre Memória e Espaço Geográfico com o professor Iolanilson Chagas, além de uma amostra de fotos da construção do Açude Epitácio Pessoa. Finalizando com a produção de memórias literárias sobre "O medo que as pessoas tinham/têm de o açude estourar".

  Professor Iolanilson Chagas


 Escritor Maxwell F. Dantas

 Professor Iolanilson Chagas

Palestra do  Professor Iolanilson Chagas

 Palestra do  Professor Iolanilson Chagas


 Aula de campo: Pedra do Diabo - Boqueirão, PB

  Aula de campo: Pedra do Diabo - Boqueirão, PB

  Aula de campo: Pedra do Diabo - Boqueirão, PB